Entenda o que é o Perfil Comportamental

Quero Saber

Por que fazer o teste de Perfil Comportamental?

A cada dia estou mais encantada com o poder e as infinitas possibilidades que temos de transformar nossa realidade a partir do autoconhecimento.

Para você que está à procura de se conhecer e despertar sua melhor versão, mapear seu Perfil Comportamental é uma forma de encontrar seu lugar no mundo como pessoa e como profissional. Algumas aplicações práticas do teste de Perfil Comportamental na sua vida pessoal podem ser: Desenvolvimento e Crescimento Pessoal, Resolução de Conflitos
, Melhoria na Comunicação e nas Relações Pessoais e no Trabalho, Processos de Coaching, Produtividade e Desempenho. Saiba mais aqui.

Para empresas, algumas aplicações práticas do teste de Perfil Comportamental para empresas: Resolução de Conflitos
, Melhoria na Comunicação e nas Relações no Trabalho, Formação e Gestão de Equipes, Processo de Seleção de Candidatos a Empregos, Avaliação de Colaboradores, Redução de Absenteísmo (Faltas e Atrasos), Redução de Turnover (Rotatividade de Pessoal), Processos de Coaching, Desenvolvimento de Liderança, Produtividade e Desempenho, Cultura Organizacional e Planejamento Estratégico. Saiba mais aqui.

 

O que é o teste de Perfil Comportamental?

O teste de perfil comportamental consiste em um questionário que avalia combinações de quatro perfis básicos e distintos de comportamento. São várias combinações possíveis e diferentes predominâncias de níveis para estes quatro perfis, que geram personalidades singulares, índices e percepções de mundos diferentes que são medidos pelo sistema, apenas reforçando que cada pessoa é única, mas ainda sim pertence a um grupo. No teste, estes quatro perfis têm uma nomenclatura que traduz a característica principal de cada perfil: Executor, Comunicador, Analista e Planejador conforme 

Esses perfis, assim como todo o teste, foram desenvolvidos com amplos estudos e pesquisas, baseando-se não somente na metodologia DISC, mas outras teorias comportamentais e filósofos tais quais, Jung no que se refere ao MBTI, Lumina Spark, Herrmann Brain Dominance, Learning Orientation Questionnaire, Etologia, Psicologia Comparativa e Hipócrates. Isso tudo garante que os resultados gerados sejam os mais reais possíveis. A ferramenta que eu utilizo está no mercado há mais de 8 anos, tem índice de acerto superior a 97% (validado e certificado pela USP e pela UFMG) e é utilizada por mais de 2.500 empresas e profissionais de gestão de RH.

Para aplicá-los com eficácia, o teste de perfil comportamental foi integrado com softwares que geram relatórios muito precisos e completos. Um benefício adicional dessa tecnologia é a praticidade, já que o teste pode ser aplicado tanto presencialmente quanto remotamente e tem duração média de 7 minutos apenas. 

A correta aplicação do teste de perfil comportamental exige um analista devidamente capacitado e certificado, pois os resultados requerem interpretações para que, assim, sejam visualizadas todas as variáveis possíveis e em que tipo de situação elas podem ser aplicadas.

O teste gera um relatório com mais de 50 informações sobre como você está lidando com as situações a sua volta, como você se expressa, como se motiva ou desmotiva, se interessa ou desinteressa pelas coisas, distribuído em 23 páginas de puro conhecimento.

O que você vai descobrir através do seu Perfil Comportamental?

O teste de perfil comportamental traz para você um relatório com mais de 50 informações sobre como você está lidando com as situações a sua volta, como você se expressa, como se motiva ou desmotiva, se interessa ou desinteressa pelas coisas. São 23 páginas de puro conhecimento, apresentando para você os seus perfis predominantes, habilidades, competências e muito mais. Veja abaixo alguns exemplos do conteúdo do seu relatório com os principais índices analisados:

Nível de energia: indica o pique para o trabalho e atividades rotineiras, a capacidade de mudar e a habilidade de absorver o estresse mais facilmente.

Índice de Exigência do Meio: ele mede o quão forte é a exigência do meio externo, as cobranças que estão sendo exigidas de você.

Índice de Aproveitamento: indica o quão suas habilidades estão sendo aproveitadas ou subaproveitadas.

Moral: indica o seu nível de auto aprovação em termos de desempenho profissional ou pessoal.

Índice de Positividade: Indica seu nível de auto estima.

Qual é seu perfil predominante: Executor, Comunicador, Planejador, Analista. 

O gráfico de Perfil Isolado mostra como está reagindo as exigências internas (sua própria cobrança) e exigências externas (família, trabalho, sociedade, marido, filhos). Os gráficos de Liderança, estão relacionados ao seu estilo de liderança e como você está desempenhando isso hoje. 

O gráfico da Área de Talento mostra quais talentos e habilidades você possui, como reage sobre pressão, mudanças, tomada de decisão, como se relaciona com os outros.

Além das informações acima, outras informações importantes apresentadas no relatório são:  roda de competências, preferência cerebral, habilidades comuns e habilidades básicas, desempenho de tarefas, forma como busca resultados, como relaciona-se com os outros, como interage com o ambiente de trabalho, reação sob pressão, relação com mudanças, fatores motivadores, fatores de afastamento, tomada de decisão, estilo de comunicação, como absorve conhecimento, entre outras.

Para quem é indicado o Teste de Perfil Comportamental?

Estudantes do Ensino Médio buscando escolher uma carreira e investir em seu futuro profissional já antes da faculdade.

Universitários e Recém Formados querendo descobrir e aproveitar todo o seu potencial desde o início da carreira.

Profissionais insatisfeitos com seu desempenho ou carreira, buscando pontos de melhoria na área atual ou outras áreas para atuar.

Empreendedores buscando acelerar o crescimento de seus negócios e potencializar os seus resultados.

Empresários que querem desenvolver e reter os melhores talentos na empresa.

Gestores e Profissionais de RH empenhados em melhorar a seleção de candidatos, aumentar o engajamento e melhorar o clima organizacional.

Qualquer Pessoa em busca de autoconhecimento para alcançar melhores resultados profissionais e pessoais.

Quais são as aplições práticas do teste de Perfil Comportamental na minha vida pessoal?

Para você que está à procura de se conhecer e despertar sua melhor versão, mapear seu Perfil Comportamental é uma forma de encontrar seu lugar no mundo como pessoa e como profissional. Algumas aplicações práticas do teste de Perfil Comportamental na sua vida pessoal podem ser: 

Desenvolvimento e Crescimento Pessoal: A análise do seu Perfil Comportamental vai te ajudar a se conhecer melhor e entender quais suas maiores competências e também dificuldades. Você vai entender melhor sua forma de pensar, de decidir, de interagir e de agir e principalmente como usar isso tudo para atingir seus objetivos.

Processos de Coaching: Pelos motivos citados acima, a Análise de Perfil Comportamental é uma ferramenta de muita utilidade e uma grande aliada nos processos de Coaching de Carreira e Negócios.

Melhoria na Comunicação e Resolução de Conflitos
: Conflitos podem ser resolvidos mais facilmente quando temos conhecimento do nosso Perfil Comportamental e o das pessoas ao nosso redor (familiares, por exemplo). Identificando como pensam, quais seus medos, suas motivações, o que os motiva ou desmotiva, etc … conseguimos melhorar a comunicação e fica mais fácil de encontrar uma solução que satisfaça todas as partes envolvidas. 

Produtividade e Desempenho: Conhecendo seu perfil, você compreende melhor como se motivar, como evitar perder o foco por interferências internas e externas, entre outras ações que vão te ajudar a ter um melhor desempenho e maior produtividade. Sabendo como você funciona, já pode ir direto ao ponto.

Quais são as aplições práticas do teste de Perfil Comportamental para empresas?

Para empresas, algumas aplicações práticas do teste de Perfil Comportamental para empresas são:

Resolução de Conflitos: Ao gerenciar uma equipe, conflitos podem ser resolvidos mais facilmente quando temos conhecimento do Perfil Comportamental de cada colaborador. Identificando os motivos de estresse de cada um, as condições mais apropriadas para desenvolverem seus trabalhos, como gostariam de ser recompensados, o que os motiva ou desmotiva, etc … fica mais fácil de encontrar uma solução que satisfaça todas as partes envolvidas.


Melhoria na Comunicação e nas Relações no Trabalho: Já pensou se cada colaborador pudesse entender que cada ser humano é único e cada um tem uma maneira diferente de se comunicar? O Perfil Comportamental traz esse conhecimento para os gestores, líderes e colaboradores da empresa, melhorando muito a comunicação e as relações entre eles.

Desenvolvimento de Liderança: Os gestores e líderes são o primeiro grupo que precisamos trabalhar, pois são eles que irão replicar e desenvolver diretamente os demais colaboradores. Distribuir tarefas, incentivar o crescimento e a motivação da equipe se torna mais simples ao reconhecer os desejos e preferências individuais de cada colaborador, de acordo com seu perfil. 

Produtividade e Desempenho: Saber estimular os líderes e colaboradores de forma alinhada com seu perfil vai elevar a produtividade e o desempenho da equipe. Alguns tipos de perfil desmotivam outros, alguns motivam. Será que os gestores e líderes estão motivando ou desmotivando suas equipes? 

Processo de seleção de candidatos a empregos: A contratação dos profissionais certos para cada vaga é uma tarefa que, quando não é bem-feita, pode se transformar em um agente complicador para o futuro do negócio. Isso pode contribuir com o aumento de índices ruins, como o absenteísmo e a rotatividade de pessoal, elevando os gastos com contratações e demissões. Quando as empresas trabalham com o teste de perfil comportamental, elas ganham um reforço na certeza de que os processos de seleção e recrutamento estão seguindo passos lógicos, atraindo os talentos certos e direcionando cada profissional para as vagas que são compatíveis com os seus perfis.

Redução de Absenteísmo (Faltas e Atrasos): Quando sentem dificuldades com algum aspecto das funções ou da rotina de seu trabalho, muitos colaboradores iniciam um ciclo de atrasos e faltas, trazendo prejuízos à empresa. Análises comportamentais podem prever e evitar desarmonias entre líderes e colaboradores,  incompatibilidades de funções e rotinas ou falta de perspectivas no desenvolvimento da carreira, criando respostas e alternativas para situações que, uma vez desencadeadas, são bastante difíceis de lidar e se tornam as principais causas de absenteísmo numa empresa.

Redução de Turnover (Rotatividade de Pessoal): Os fatores mencionados acima em relação a faltas e atrasos também são geradores de demissões. Por isso, utilizar os testes de Perfil Comportamental para contratar um profissional com o perfil que a empresa procura e que seja adequado para a vaga em questão, ajuda a eliminar muitos desses fatores que poderiam gerar demissões.

Avaliação de Colaboradores: O teste de perfil comportamental também pode ser usado no processo de avaliação contínua dos colaboradores, com o objetivo de saber se eles estão mantendo ou não os mesmos comportamentos. Torna-se possível identificar, por exemplo, se o clima organizacional afeta o tipo de perfil que cada um tem. Conhecer mais profundamente cada funcionário é fundamental para entender o contexto organizacional e identificar os prováveis problemas de produtividade. Em muitos casos, é possível encontrar as respostas para uma dificuldade que algum colaborador esteja enfrentando e é por meio dessa ferramenta que o gestor buscará soluções mais viáveis.

Formação e Gestão de Equipes: Além de reduzir custos e otimizar a produtividade das equipes, o teste de perfil comportamental identifica o grau de comprometimento entre os colaboradores e os estilos de liderança existentes entre eles. Esse conhecimento ajuda a potencializar as ações e as ferramentas de gestão de pessoas. Uma das ações que é impactada positivamente pelo teste de perfil comportamental é a aplicação de treinamentos entre os colaboradores — eles possibilitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades que, de alguma maneira, podem ser úteis para a estratégia da organização. Se o líder identifica as necessidades de cada membro da sua equipe, o RH consegue selecionar os melhores cursos para que a demanda seja atendida. Entretanto, cabe ao gestor apontar o que o time precisa, e o teste de perfil comportamental é uma das ferramentas mais indicadas para essa identificação.

Coaching: O teste de perfil comportamental também funciona como apoio para o coaching entre os colaboradores, desenvolvendo suas capacidades e aprimorando habilidades. As informações adquiridas no teste permitem a criação de métodos para que hábitos e comportamentos sejam modificados. Isso possibilita que cada indivíduo alcance o desempenho desejado pela organização. O processo de desenvolvimento é voluntário, assim, para alcançar o sucesso é preciso que o colaborador deseje fazer parte disso!

Cultura Organizacional: O alinhamento de perfis que o teste comportamental ajuda a criar também colabora com o fortalecimento da cultura organizacional. Muitas empresas não conseguem definir suas identidades, dificultando a consolidação no mercado e criando uma consequente falta de engajamento entre os colaboradores. Devemos lembrar que a cultura organizacional é a essência de qualquer empresa, portanto, precisa estar sempre fortalecida para que os profissionais que nela trabalham permaneçam engajados e que isso melhore a imagem dela no mercado. Desse modo, os talentos que estão de fora passam a ter interesse pela companhia por meio da identificação de perfis e valores.

Comunicação Interna: Conhecer os colaboradores permite que todos se comuniquem melhor. O grupo de trabalho passa a ser mais coeso, o que facilita a comunicação interna. Dessa forma, os processos passam a ser mais transparentes e menos confusos — contribuindo com o aumento da produtividade e o foco nos resultados. Torna-se possível criar um tom de voz para a comunicação interna, saber quais são os meios mais ou menos eficientes e como as pessoas percebem determinadas mensagens. Do ponto de vista estratégico, esse é um ganho sem precedentes, pois transforma o ambiente sem que se comprometa uma boa fatia do orçamento.

Planejamento Estratégico: Quando se tem um conhecimento aprofundado sobre os colaboradores, a equipe e os gestores de cada setor, fica mais fácil pensar no planejamento estratégico da companhia. Assim, por meio do teste de perfil comportamental é possível saber o modo como o conjunto funciona, ajudando a organizar melhor os projetos, baseando-os nesses comportamentos e nas capacidades de cada profissional.

Qual a relação do Perfil Comportamental com o Coaching?

Conhecer seu Perfil Comportamental vai te ajudar a se conhecer melhor e entender quais suas maiores competências e também dificuldades.

Você vai entender melhor sua forma de pensar, de decidir, de interagir e de agir e principalmente como usar isso tudo para atingir seus objetivos.

Por isso, a Análise de Perfil Comportamental é uma ferramenta de muita utilidade e uma grande aliada nos processos de Coaching de Carreira e Negócios. 

Sobre Erika Teixeira

Coach de Carreira e Negócios

Erika Teixeira é Coach de Carreira e Negócios formada pelo IGT – Coaching e Desenvolvimento HumanoEspecialista em Perfil Comportamental, certificada pela Solides. Tem formação como Treinadora Comportamental pelo IFT Instituto de Formação de Treiadores e Practitioner PNL pela SBPNL Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística.

Isso é promover o desenvolvimento humano e eu sou apaixonada pelo desenvolvimento e evolução do ser humano! Eu acredito na capacidade que cada um tem dentro de si.

Quer conquistar mais resultados?Entre em contato!

 

Telefone / Whatsapp
(19) 99315-6348

Email  
coach@erikateixeira.com.br